http://www.prt7.mpt.gov.br/informe-se/noticias-do-mpt-ce/827-movimento-sindical-do-pais-se-reune-em-fortaleza-para-discutir-praticas-antissindicais

 

O IV Congresso Internacional de Direito Sindical, sediado em Fortaleza, recebeu entre os dias 04 e 06 de maio, mais de 700 sindicalistas, advogados, especialistas em Direito do Trabalho, procuradores do Trabalho, ministros do Tributal Superior do Trabalho (TST) e parlamentares para o debate sobre condutas antissindicais e lacunas da legislação brasileira. Em sua 4ª edição, o evento se consolida como a maior do gênero, no país, para a discussão de garantias para a liberdade sindical e o direito de representação dos trabalhadores das mais diversas categorias.

Na abertura do Congresso, representantes estaduais de sete centrais sindicais - UGT, Força Sindical, CTB, NCST, CSB, CUT e CSP-Conlutas - manifestaram a necessidade do diálogo entre as entidades e órgãos administrativos e fiscalizadores. O procurador regional do Trabalho e organizador do evento Gérson Marques de Lima pontuou que a antissindicalidade deve ser combatida por meio do fortalecimento da discussão em todo país. "As situações abusivas configuram práticas antissindicais. Por isso é importante fazer o nivelamento do debate em âmbito nacional", ressaltou.